O Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB), por ser a primeira escola em Candiba, está localizada no centro da cidade, à Rua Presidente Vargas, n° 83, próximo a Praça da Matriz, que é a praça principal do município.
A escola está inserida numa comunidade que apresenta um padrão simples de vida, pois o meio de subsistência básico ainda é a lavoura e pecuária, bem como o trabalho público assalariado. Outra fonte de renda é o comércio varejista e pequenas indústrias de roupas, laticinios representando boa parcela da receita do município.
Quanto às tradições, os candibenses ainda preservam alguns costumes, como as festas juninas que ainda são muito comemoradas; as festas religiosas católicas como o da padroeira, também acontece, porém já se perdeu muito o fervor religioso, pois surgiram várias religiões evangélicas que fazem suas próprias celebrações.
Em se tratando de lazer, como toda cidade pequena não há quase nenhuma opção, por isso as pessoas buscam se distrair nos bares e praças ou alguns freqüentam o único clube da cidade (que é uma instituição privada), outros praticam futebol. Ainda nessa área, são realizados alguns eventos anuais como a vaquejada e a micareta, envolvendo todo o município.
Como forma de organização social, o município de Candiba conta com 46 associações de produtores rurais, duas indústrias de laticínios, uma cooperativa de transporte alternativo que presta serviços a população para as várias localidades da região e cidades circunvizinhas.
A cidade dispõe de uma Rádio Comunitária, na qual a escola tem um espaço de atuação de 30 minutos semanais, podendo participar diretamente da sua programação. Outras fontes de comunicação como a internet, telefonia fixa, correio, sinal de TV, são disponibilizados.
Se referindo aos serviços educacionais, a população candibense conta com este colégio para atendimento do ensino médio e, mais uma escola estadual, que atende apenas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. A rede municipal funciona com 10 escolas, suprindo da Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental. Possui também 1 creche na sede do município que atende 77 crianças. Outra Instituição de ensino é a APAE, que funciona de forma precária, carecendo de recursos materiais e humanos. Há uma unidade particular de Educação Infantil, com uma pequena clientela.
Um setor social que ainda não atende aos anseios da população é a saúde. A cidade dispõe de um hospital particular, conveniado com o SUS. Existe um posto de saúde e três PSFs, oferecendo serviços de vacinação e outros serviços básicos. O município também dispõe do SAMU 192.
Quanto a saneamento básico ainda não há rede de esgoto e as pessoas utilizam as fossas construídas em suas próprias casas residenciais. Mesmo com todos os empecilhos, o povo candibense luta por uma situação melhor.
Diversos alunos, egressos do CEAB, estão dando continuidade aos estudos na Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira, no Distrito de Ceraíma, município de Guanambi. Outra parcela considerável conseguem ingressar numa universidade, porém, a maior parte acabam parando por aí após terminar o ensino médio.
Olá Etevaldo e Sinézio,
ResponderExcluirParabéns pelo Colégio. Continuem atualizando este belo instrumento de comunicação, postando as atividades desenvolvidas pela equipe. Convide outros colaboradores para o Blog.
Marialba
Olá Sinézio,
ResponderExcluirVocês aproveitaram muito bem o espaço para divulgação não só das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, como também, discorrem um pouco sobre ela e sobre toda a comunidade escolar, dando vozes a esta.
Pude observar que, em comparação com o ano passado, o blog esteve um pouco menos ativo durante este ano, mas voltando com força total neste mês. Chamo atenção , em especial, ao fato da escola participar semanalmente da rádio comunitária, podendo assim, mais uma vez, propocionar professores, alunos e demais atores do processo educacional uma maior integração. E isso, nos conduz ao desenvolvimento de um trabalho coletivo, em que todos se comprometem efetivamente, o que certamente, nos leva a ter como resultado, o desenvolvimento de um trabalho mais significativo.
PARABÉNS!
Diana
OI,,diretor Sinésio é com imenso prazer e alegria que escrevo para parabenizar todo o trabalho que tem feito pela escola . pela cidade e consequentemente pelo país,,me sinto parte da escola após ter passado tanto tempo aí...Que saudades de vc da prof:Silmara ,e todos da escola..tenho saudades de tudo,do sentar ,da grama ,das salas ,das aulas e principalmente do tempo,que não volta mais,,lembranças a todos ,,,e sinceros agradecimentos...eternamente Antônio Batista...eternamente Candiba
ResponderExcluirolá diretor, é com muita alegria que escrevo para dizer passei por esse colégio e hoje trago comigo muitas saudades. As vezes paro e fico relembrando os belos momentos que passei aí.Sinto-me orgulhosa de saber que estive em um colégio em que tive mestres que me cativaram, colegas que me deixaram lembranças inesquecíveis...
ResponderExcluirmas gostaria também,de participar desse ensino.
eu nesse momento estou lendo um livro que me lembrou muito o tempo em que estive aí. e achei-o super interessante compartilhar essa maravilha com o caro diretor o nome do livro é: Filhos brilhantes, alunos fascinantes do autor Augusto Cury.
Acho que esse livros deveria ser adotados por escolas. e tenho certeza que o senhor irá adorá-lo. leia com muito carinho, estou lendo e adorando.carinhosamente uma ex, e eterna aluna do Antônio Batista.