terça-feira, 7 de setembro de 2010

Perfil dos discentes do Antônio Batista

Os discentes do colégio Antônio Batista são oriundos em sua grande maioria da zona rural, filhos de pequenos agricultores que sobrevivem da renda de pequenas plantações da agricultura familiar. A outra parcela mora na sede do município, provenientes de famílias de pequenos comerciantes, profissionais liberais e funcionários públicos.
Os alunos do diurno são mais jovens e tem uma expectativa maior em dar continuidade aos estudos, enquanto os alunos do noturno em sua maioria são trabalhadores e querem apenas concluir o ensino médio. Neste turno prevalece um grande número de alunos que são funcionários de uma fábrica de confecção de jeans existente no município.
A faixa etária está em torno dos 14 aos 40 anos, atendendo apenas o ensino de nível Médio.
A religião católica é predominante entre os discentes, mas existe uma parcela significante de alunos evangélicos. Com relação ao esporte o futebol é o preferido, mas temos turmas de voleibol e basquete.
Como a escola atende a uma clientela bastante diversificada, diversos também são os interesses, alguns desejam concluir o Ensino Médio e migrar para outros centros urbanos, sendo o Estado de São Paulo o destino da maioria. Mas paralelo a isso temos um número considerável de alunos que querem dar continuidade aos estudos e ingressar em uma universidade, o que ja vem ocorrendo com diversos egressos.
O grande desafio enfrentado pela escola é a falta de hábito de leitura. Para superar esta dificuldade vem sendo desenvolvidos projetos de leitura e produção textual. Apesar das dificuldades encontradas, temos percebido que a comunidade local aprova o trabalho desenvolvido no CEAB, porém acreditamos que o compromisso de todos que fazem o CEAB é de proporcionar uma educação que seja capaz de formar o estudante em todas as dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Ele é muito importante para nós.